quarta-feira, 25 de junho de 2014

Cuidado com os alimentos no inverno

Aproveite os dias de frio para manter a sua saúde e não engordar




Com a chegada dos dias frios já começamos a pensar em alimentos gordurosos e o que mais desejamos é comer bastante e deitar em uma cama quentinha, não é verdade? Mas também sabemos que não podemos fazer isso e devemos manter nossa rotina de exercícios físicos e uma alimentação saudável em qualquer época do ano, afinal ninguém quer chegar no verão com uns quilinhos a mais.

Alguns estudos mostram que nosso metabolismo acelera automaticamente quando o inverno chega e o nosso corpo se adapta com as temperaturas mais baixas e nos pede mais alimentos para ajudá-lo a funcionar mais rápido. Mas não precisamos fazer como os ursos e comer exageradamente para hibernarmos, podemos sim fazer escolhas saudáveis. Preparei algumas dicas para manter a sua saúde em dia nesse inverno:

- Mantenha seu metabolismo funcionando constantemente, comendo de 3 em 3 horas, com alimentos leves, como frutas, legumes, etc.
- Abuse das sopas: As sopas feitas com legumes, verduras, folhas e ervas são uma ótima pedida. Além de muito saborosas, são de fácil digestão e muito saudáveis.
- Chás de frutas e folhas: Além de saborosos são muito saudáveis. Estudos realizados pelo King´s College, de Londres, comprovaram que beber pelo menos uma xícara de chá por dia reduz em 44% o risco de ter um ataque cardíaco.
- Frutas assadas: Para matar aquela vontade de comer doce nesse friozinho, faça de sobremesa frutas assadas.
- Como não sentimos muita sede no inverno, consequentemente não bebemos água. Mas, precisamos beber no mínimo 2 litros de água por dia, pois nesta época do ano nossa diurese (fabricação de urina) aumenta e para não comprometermos nossos rins e ajudarmos eles a funcionar, só com água mesmo.
- Temperos: Prefira os temperos termogênicos, pois eles aceleram o metabolismo e ajudam a aquecer o corpo.
- Molhos: Molhos brancos ou muito elaborados são muito calóricos, portanto prefira massas com molho simples de tomate ou a bolonhesa.
- Fibras: Alimentos ricos em fibras proporcionam uma sensação de saciedade maior, por isso é interessante consumir nesta época em que sentimos mais fome.

- E por último, mas não menos importante: Mantenha a rotina de exercícios físicos e se movimente o máximo possível. Além de aquecer o corpo conseguirá chegar no verão em forme e com saúde! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário