A Médica Tatiana Cunha atua na prevenção para um
envelhecimento saudável, retardando ao máximo os efeitos da idade em seus
pacientes através da Medicina Antienvelhecimento. Um modelo de medicina que
teve início em 1992 nos EUA e hoje está presente em mais de 105 países, com
mais de 270 mil médicos, entre pesquisadores e cientistas. Esse é justamente
o tema da entrevista que ela deu ao Site Badalados. Confira a entrevista.
Badalados - Como funciona a Medicina
Antienvelhecimento?
Dra. Tatiana Cunha - A medicina antienvelhecimento é a medicina que visa detectar, prevenir e tratar as doenças que são associadas ao processo de envelhecimento. É um modelo de medicina que atua na prevenção. É importante compreendermos que não devemos apenas tratar a doença e sim preveni-la. ![]() falta de atividade física contribuem para o envelhecimento precoce? Dra. Tatiana Cunha - Certamente. Na atualidade, a má alimentação está diretamente ligada ao desenvolvimento de diversas doenças e a prática de exercícios físicos. É indicado pelo menos 150 minutos por semana, sendo muito importante na prevenção do envelhecimento precoce. Dra. Tatiana Cunha - Não. Existe a idade cronológica que é aquela idade representada pelo ano em que nascemos, e a nossa idade biológica, que é a idade que representa a nossa condição de saúde. Por exemplo, uma pessoa pode ter 50 anos de idade cronológica e 90 de biológica, porque se sente cansada e não tem uma boa capacidade física, mental e sexual. A medicina antienvelhecimento visa resgatar a idade biológica de quando ela tinha, por exemplo, 40 anos.
Badalados - Qual é a idade ideal para começar
o tratamento baseado na Medicina Antienvelhecimento? Dra. Tatiana Cunha - O processo do nosso envelhecimento começa aos 30 anos de idade, sendo essa a idade ideal para começarmos a fazer a prevenção, visando o envelhecimento saudável com menos doenças, cuidando da preservação da memória, do bem estar físico, mental e sexual.
Badalados
- Como é possível conquistar um estilo de vida saudável?
O apoio da família é importante? Dra. Tatiana Cunha - Em primeiro lugar, eu acredito muito na determinação, no desejo pessoal de cada pessoa. Para termos bons resultados, precisamos que o paciente deseje estar inserido nesse contexto de mudanças. Nada funciona isoladamente, precisamos de um conjunto de fatores e medidas que devem ser tomadas simultaneamente. Outro ponto importante é a reposição de alguns hormônios quando indicado por um médico. A participação da família tem grande importância, porque tudo parte do nosso núcleo familiar. Quando todos os integrantes da família buscam, juntos, uma melhor qualidade de vida é possível conquistar melhores resultados.
Por Viviane Cunha | Fotos: Alex Doretto
Site: Badalados
|
Sempre tivemos como objetivo promover excelência científica, assitencial e ética. E em nossa clínica não pode ser diferente,nossos tratamentos são customizados e personalizados porque você é especial. Aqui serão encontradas informações atualizadas sobre medicina, obesidade e técnicas médicas voltadas a uma longevidade mais segura e mais saudável.
quinta-feira, 31 de maio de 2012
Entrevista Exclusiva da Dra. Tatiana Cunha
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário