terça-feira, 24 de abril de 2012

Fadiga Adrenal Crônica


Cansaço Físico ao extremo. Diminuição da libido.  Dores musculares.

Em 1898 foi descrita pela primeira vez, na França, por Emile Sargent e como seqüela  de um severo surto de influenza, essa que hoje acomete milhares de pessoas em todo o mundo:  Fadiga Adrenal Crônica.
Talvez o cansaço e a fadiga diária passem despercebidos pelo motivo  que à cada dia e com mais intensidade somos expostos às altas e desgastantes horas de trabalho, ao tão conhecido “stress” muitas vezes considerado “normal” e à tantas outras situações que nos tiram o equilíbrio e a capacidade de encontrarmos  soluções de maneira mais clara e menos desgastante para os problemas diários. Infelizmente é uma moléstia bastante incapacitante e pouco diagnosticada na atualidade, apesar de existir uma sociedade americana  que estuda a Fadiga Adrenal Crônica.
Além da  fadiga, existe toda uma sintomatologia de  irritabilidade, sonolência, alergias, depressão,  desinteresse pelas coisas, tosse crônica, dores musculares,  acentuação dos sintomas da tão conhecida TPM – Tensão Pré Menstrual ,  o que leva a inúmeras consultas médicas e onde é feito um diagnóstico diferencial para que outras causas  sejam excluídas .
Isso significa que as glândulas supra renais, localizadas na parte superior dos rins,  não estão respondendo  adequadamente ao estress,   o que acontece com a   liberação de um hormônio chamado Cortisol  e justamente esse hormônio que se encontra em declínio na Fadiga Adrenal Crônica, o qual poderá ser dosado em sangue ou saliva.  Não descarta-se  também, a participação de alguns neurotransmissores cerebrais
Apesar de controvérsias, existe opções de tratamento que são restabelecer os níveis adequados de Cortisol,   imprescindível para que tenhamos  padrões de energia adequados, melhorando a capacidade de trabalho e a resistência a situações de estress e com isso mais  qualidade de vida. Além de outras medidas que proporcionem descanso físico e mental, uma boa noite de sono, uma alimentação saudável e  a prática de  atividades físicas e sociais que nos tragam prazer e bem estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário