quarta-feira, 17 de julho de 2013

CORTISOL: O VILÃO DA MUSCULAÇÃO


Relacionado ao estresse, o Cortisol é um hormônio que reduz a testosterona, ele também decompõe o tecido muscular e evita que o organismo armazene carboidratos em formas de glicogênio. Por isso o desempenho do atleta pode ser afetado, pois o Cortisol causa um efeito catabólico no organismo.

Quando o cortisol aumenta no organismo, consequentemente os níveis de testosterona diminuem, isso faz com que surja certa dificuldade ao desenvolver os músculos, ao mesmo tempo acontece um aumento de hormônio feminino, fazendo com que o organismo retenha água e dificulta a perda de gordura.


Como evitar? 

O Cortisol é prejudicial ao organismo, mas existem saídas saudáveis para evitar esse mal na vida do atleta. A primeira é cuidar da dieta, se alimentar corretamente, com a quantidade e nos horários certos, é importante para evitar o hormônio. Ao treinar nunca ultrapassar os limites físicos, sempre treinar de acordo com seu ritmo.

O estresse ajuda bastante no “ataque” do Cortisol. Por isso praticar exercícios que relaxam a mente também é importante. Existem muitas maneiras de evitar o Cortisol, seguindo esses passos o atleta terá êxito em seu treino e também em sua vida pessoal. Faça tudo em seu ritmo, sempre com um acompanhamento profissional e lembrem-se: Tudo em excesso é prejudicial. 


Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário