quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Alimentos Funcionais


Google Imagens


Desde a década de 80 surgiram no Japão, esses alimentos também chamados de nutracêuticos, planejados, farmacêuticos, saudáveis ou protetores, sendo a designação que melhor se adequa: alimentos funcionais. 

Os alimentos funcionais são alimentos, isso é certo! Porém, alimentos que possuem componentes fisiologicamente ativos, que além de servirem como alimento, desempenham funções como anti-inflamatórias, desintoxicastes, energizantes, com propriedades preventivas que contribuem com o bem estar físico, reduzindo o desenvolvimento de doenças. 

Como as extremidades não são indicadas, nem a deficiência, nem o excesso, também os alimentos funcionais devem ser consumidos com equilíbrio, pois o seu benefício depende da interação entre os seus componentes, a quantidade consumida, além do tempo e da frequência.

Um dos alimentos funcionais mais conhecidos e divulgados atualmente é a LINHAÇA, que por seus ativos chamados lignanas, podem prevenir e controlar o câncer de mama e pulmão, reduzir o colesterol e controlar os níveis de glicemia, além de atuar positivamente no controle da constipação intestinal. Tenho preferência pela linhaça dourada porque não são utilizados agrotóxicos para o seu cultivo, sendo, portanto, orgânicas e recomendo consumi-la triturada, pois dessa forma teremos maior aproveitamento de seus nutrientes. 

Outro alimento funcional é a CANELA, que possui ação antioxidante e potencializa a ação da insulina, contribuindo  com níveis adequados de glicemia , principalmente a glicemia pós prandial, aquela medida após 2 horas do almoço. 

Outro alimento que vale à pena mencionarmos é o YACON  porque possui um alto teor de água e fruto oligossacarídeos-FOS, baixo valor calórico e contribui na redução da glicemia, do colesterol e dos triglicerídeos e no trânsito intestinal. 

E tantos outros e muitos mais, temos disponíveis, que vieram para contribuir, para somar, para participar da tão abrangente, possível e grandiosa medicina preventiva, que podemos e devemos vivenciá-la rotineiramente! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário