quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Instrução através de substâncias químicas (PARTE II)



O  sistema imunológico. Como o corpo se defende
       As primeiras linhas de defesa do corpo contra as infecções e doenças são barreiras físicas e químicas, como a pele e os sucos digestivos do estômago. Caso essas barreiras sejam transpostas, o sistema imunológico entra em ação. Isso inclui a arregimentação de células sanguíneas especializadas, que englobam e destroem os patógenos invasores. O sistema linfático produz essas cédulas e também remove agentes infecciosos dos fundos que banham os tecidos do corpo.
       O sistema linfático
       O sistema linfático é uma rede de vasos e linfonodos que se estende por todo o corpo. Produz os linfócitos, que removem organismos nocivos do fluido que extravasa para os tecidos do corpo a partir dos vasos capilares sanguíneos.Esse fluido, uma vez dentro dos vasos linfáticos, é chamado de linfa. À medida que a linfa passa pelo linfodonos (tumefação ao longo ao longo dos vasos linfáticos, também denominados gânglio linfáticos), os linfócitos destroem os microorganismos nocivos; a linfa purificada retorna então à corrente sanguínea pelas veias que entram no coração. 
       O combate à infecção
      O primeiro nível de defesa corporal inclui barreiras físicas, tais como a pele, e barreiras químicas, como as enzimas antibacterianas das lágrimas e do muco. Seus micróbios passam por essas barreiras, são atacados por células de defesa denominadas leucócitos, produzido pelo baço, sistema linfático e medula óssea.Há vários tipos diferentes de leucócitos, mas eles atacam os micróbios, principalmente de duas maneiras. Os fagócitos englobam e digerem os patógenos.Os linfócitos produzem e liberam no sangue moléculas proteicas denominadasanticorpos, que se ligam aos microorganismos estranhos.
       Os fagócitos, tanto no tecido do corpo, quanto no sangue circulante, protegem o indivíduo ao englobar os micróbios invasores e depois digerí-los
       As moléculas liberadas pelos lincócitos ligam-se aos patógenos. Os anticorpos atrasam os invasores e agem como um chamariz para os fagócitos próximos, que seaprocimam e englobam os invasores.
      Duto linfático direito: Drena a linfa da parte superior direita do corpo para aveia subclávica direita.  
Timo: Produz linfócitos e os distribui no sistema linfártico.
       Duto torácico: Drena a linfa do lado esquerdo da cabeça e das partes superior e inferior do corpo para a veia subclávica esquerda.
        Baço: Produz e armazena linfócitos.
        Troncos lombares esquerdo e direito. Drenam a linfa do abdômen e das pernas para o duto torácico.
        Vasos linfáticos: Drenam fluido dos tecidos do corpo.
    Fatos e números
       O ser humano produz 200 hormônios diferentes
       Um linfócito produz 1 milhão de anticorpos por hora
       Os gânglios "inchados" que por vezes acompanham determinadas doenças são, na verdade, linfonodos aumentados de voluma. Os linfonodos expandem-se à medida que se tornam mais ativos no combate à infecção e à doença.


FONTE: TEXTO LIVRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário