quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Instrução através de substâncias químicas


Google Imagens



As glândulas são grupos de células, e algumas delas, conhecidas como glândulas endócrinas, produzem substâncias chamadas hormônios. Acham-se espalhadas pelo corpo, e juntas constituem o sistema endócrino. Cada hormônio atua em um alvo específico: alguns disparam outras glândulas; outros regulam a maneira como os órgãos trabalham. Diferente do sistema nervoso, que envia mensagens instantâneas demandando ação imediata, a maioria dos hormônios atua lentamente.
 Principais, glândulas endócrinas e Hormônios
Glândulas pituitária ou hipófise:
Adrenocortotrópico. Alvo: glândulas adrenais.Influencia a resposta do corpo ao estresse; controla o uso de nutrientes.
Antidiurétco. Alvo: rins. Regula a produção de urina; auxilia na contração de pequenas artérias.
Hormônio estimulante de tireóide. Alvo:glândula tireóide. Estimula a tireóide, o metabolismo, a circulação e o crescimento.
Hormônio de crescimento. Alvo: Músculos e ossos. Estimula o crescimento e o metabolismo.
Glândula pineal.
Melatonina. Alvo:hipotálamo. Afeta a temperatura corporal, o sono e o apetite.
Glândula tireóide
Hormônios tireodianos. Alvo: a maioria das células. Aumenta a taxa metabólica; controla o crescimento.
Glândulas adrenais
Adrenalina e noradrenalina. Alvo:sistema circulatório e músculos. Aumenta a taxa metabólica, a frequência cardíaca e o fluxo sanguíneo para os músculos.
Pâncreas
Insulina e glucagon. Alvo: fígado,tecido adiposo e músculos. Regula o número de glicose no sangue.
Ovários
Estrogênio e progesterona. Alvo: órgãos sexuais e outros tecidos. Influencia o desenvolvimento dos órgãos sexuais femininos; controla o ciclo menstrual.
Testículos. Alvo: órgãos sexuais e outros tecidos.Influencia o desenvolvimento dos órgãos sexuais masculinos. 

      Sistema de controle. A secreção hormonal atua através de dois sistemas de retroalimentação que asseguram que a quantidade de hormônio estará disponível quando necessário.
       Retroalimentação negativa. Se a concentração de um hormônio é excessivamente alta, o excesso no sangue atua como um indicador para a glândula secretora reduzir a produção.
      Retroalimentação positiva. Algumas glândulas são estimuladas à produção adicional de um hormônio quando seu nível no sangue já é alto. A oxitocina,liberada pela glândula pituitária para estimular as contrações uterinas durante o parto, atua desta forma.
      Fato: A produção excessiva de hormônios de crescimento humano pela glândula pituitária na infância pode levar ao gigantismo.
 FONTE: TEXTO LIVRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário