quarta-feira, 18 de julho de 2012

Como prevenir o envelhecimento a cada etapa da vida?


Foto: Getty Images

Sabemos que a cada idade, precisamos de alguns cuidados específicos. Quando falamos de antienvelhecimento então, precisamos ter mais cuidados ainda. Cada fase da vida, temos uma rotina diferente. E na verdade, só começamos a nos preocupar de verdade com os sinais de envelhecimento, depois dos 30 anos.

Mas você acredita que, começando aos 30 anos, a fazer todos os tratamentos possíveis e imagináveis, adianta? A resposta é não. Temos que nos cuidar desde sempre, prestar atenção na alimentação, nos hábitos que temos no dia a dia, se nos comprometemos realmente em ter uma vida saudável sempre, ou só quando precisamos. Porque essa é a verdade, a maioria das pessoas só se lembra de comer alimentos saudáveis, beber muita água, passar filtro solar todos os dias e praticar exercícios, quando está acima do peso, com manchinhas na pele, quando tem aquela dorzinha nos joelhos, etc.

Precisamos nos atentar a cada detalhe do nosso dia. Desde o despertar até antes de dormir, tem que pensar, eu tirei a maquiagem? Passei meu hidratante? Comi quantas frutas e legumes hoje? Quais são os horários que como? Quanto tempo durmo por noite? A verdade é que a prevenção do antienvelhecimento nada mais é que um conjunto de ações, que devemos fazer todos os dias, para nosso corpo e mente se manterem saudáveis. Assim, pode ter certeza de que chegará na faixa dos 60 anos muito feliz com seu corpo e com sua vida.

Preparei algumas dicas para vocês de cada faixa etária, tentem seguir e não vão se arrepender:

20 anos-  a alimentação equilibrada contribui para a prevenção das acnes e minimiza os efeitos da TPM, além de contribuir para a disposição no treino, sendo uma fase onde todos os bons hábitos serão positivos nos anos que virão. 
Frutas, frutas secas, barra de cereais, sanduíche natural,  suco de frutas naturais,   e ainda se você é adepto às baladas, o chá  de boldo é  uma boa opção.  Água, não se esqueça, 2 litros ao dia! 


30 anos -  A partir dessa idade os hormônios começam a declinar, nem parece!  Mas podemos atuar positivamente no sentido de sentirmos de maneira mais leve  as consequências desses declínios. E a alimentação  saudável como sempre,  é exigida. Alimentos que combatem o stress, a TPM, o leve ganho de peso e para isso a linhaça,  os flavonoides , o ômega 3, produtos integrais e orgânicos e de baixo índice glicêmico são os preferidos. 


40 anos -  Se os alimentos funcionais ainda não fazem parte do seu dia a dia comece a pensar nisso seriamente, pois eles irão atuar nos sintomas  dos desequilíbrios hormonais que vão desde os de pré  menopausa aos de um metabolismo mais lento, o que ocasiona um acumulo de gordura corporal. Também proporcionarão maior beneficio cardiovascular e contra o envelhecimento precoce que na verdade já esta em evolução.  Termogênicos, fitoquímicos, fitoestrógenos  e se você é adepto aos chás, que bom seria um chá de inhame selvagem ou se você gosta mesmo é de uma sobremesa, uma boa opção seria frutas vermelhas que combatem o envelhecimento. Academia, sim, vamos combater a perda de massa muscular e claro, um bom whey protein, perfeito! 


50 anos - Nessa fase o combate a tantas outras sintomatologias se acentua,  mais hormônios em declínio ou melhor, um declínio maior dos hormônios. Atenção as doenças coronarianas, as doenças degenerativas, as alterações de memória, a diminuição da libido!!!!! Fim da vida sexual? Não, definitivamente não. Apenas o inicio de um novo ciclo na vida da mulher.  Um ciclo que exige cuidados também especiais que vão desde a modulação dos hormônios,  a nutrigenômica, exercícios físicos e uma alimentação funcional. 

Por Tatiana Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário