quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

METABOLISMO



As transformações que os nutrientes e outras substâncias químicas sofrem no interior do nosso corpo e que produz energia para seu funcionamento tem o nome de Metabolismo. 

Existem muitos mitos sobre o tema e esclareceremos alguns. É comum ouvirmos que o "metabolismo é lento" e a idade está relacionada com essa lentidão. Em torno de 2% por década, sendo atribuído a perda de massa muscular e ganho de gordura, além de alterações hormonais que podem estar presentes.  E é bem verdade que uma medida assertiva é dizer não ao sedentarismo e investir em treinamento de resistência para atenuar a queda na taxa metabólica.

Também é comum ouvirmos que "mulheres são mais difíceis de eliminar peso". É verdade porque o metabolismo é em torno de 5 a 10% menor se compararmos com homens do mesmo peso e altura. Ou seja, nós mulheres levamos uma certa desvantagem.

O que fazer para driblar ou acelerar esse metabolismo que sofre tantas influências  e que possa contribuir com  o tão sonhado peso ideal? Uma substância que aumenta a taxa metabólica  basal em torno de 10 a 30% por um período de 1 a 3 horas é o habitual cafezinho! Podemos usar o efeito termogênico dos alimentos. É só incluir esses alimentos na dieta e já estamos ajudando o nosso corpo a acelerar o metabolismo, como pimenta, gengibre, chili, mostarda, entre outros.

Sabemos que vários são os fatores que interferem no efeito termogênico dos alimentos, como o tamanho e a composição das refeições, a resistência à insulina, a atividade física e o envelhecimento.

Importante sabermos que o horário dessas refeições também tem sua influência. A principal refeição deve ser o café da manhã e a explicação é porque a termogênese  nesse horário é mais alta do que à tarde. Você prefere abusar no jantar? A noite é pior horário pior para esse excesso, pois a termogênese declina.

O horário do jantar se aproxima... Essa receitinha abaixo é para contribuir com o metabolismo e uma boa noite de sono!



Alface americana recheada

Ingredientes: 2 folhas de alface americana, 2 colheres de sopa de arroz integral cozido, 2 colheres de sopa de quinua cozida, 2 collheres de sopa de salsinha picada, 1 colher de sopa de cebola roxa picada, 1 colher de sopa de pimentão amarelo picados, 4 colheres de sopa de cogumelos frescos picados e ervas à gosto.

Modo de fazer: Untar com o pincel uma panela com óleo de côco e dourar os cogumelos, acrescentar a cebola, o pimentão, o arroz, a quinua , a salsinha e as ervas à gosto. Retirar do fogo e acrescentar azeite de oliva extravirgem.


Montagem: Rechear as folhas de alface e enrolar como trouxinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário