quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Diário da Dieta: Como foi a minha bioimpedância


Eu amo fazer exames. Estou bem longe de ser hipocondríaca ou qualquer coisa parecida, mas é que eu gosto mesmo de conferir minha saúde de uma maneira mais objetiva e de preferência através de números. Adoro abrir o exame de sangue por exemplo e “gabaritar” todos os índices: leucócitos, colesterol, glicemia, etc… Deve ser por isso que amei tanto fazer a bioimpedância, achei o exame minha cara.

A Bioimpedância é um exame que mede os percentuais de gordura, massa magra e água corporal.Ela é muito mais precisa que uma avaliação física de academia porque ela é feita através de eletrodos que são conectados pelas mãos e pés e fazem com que uma corrente elétrica de baixíssima intensidade passe pelo nosso corpo. Mostrando com exatidão, através da frequência dessa corrente, todas as características de composição corporal.

Fiz o exame na Clínica da Dra. Tatiana Cunha que agora é colaboradora aqui no blog também. A Clínica é linda, lá na Berrini, e meu exame estava marcado para as 17hs. Oito horas antes do exame não pude fazer nenhum tipo de exercício, e quatro horas antes não podia comer nenhuma refeição pesada.

No caso da clínica em que eu fiz a bioimpedância ela é realizada atraves de uma balança especial. Funciona assim, você fica só de lingerie, sobe na balança, posiciona os pés nos dois sensores de baixo e segura os dois sensores de cima com as mãos. Então a enfermeira coloca a sua idade e altura na balança e ela começa a tocar uma musiquinha bonitinha (adorei essa parte) e a fazer a medição.

A corrente elétrica vai passando por cada parte do seu corpo, braço direito, braço esquerdo, tronco, perna direita e perna esquerda. Depois disso a balança imprime um papel com o seu resultado desse jeito:


Como várias pessoas já tinham me alertado esse exame mostrava uma taxa de gordura bem maior do que a que costumamos obter nas avaliações feitas na academia então eu já fui meio que preparada para o pior.

Mas no final eu achei que o resultado mostrou realmente o que eu esperava.
Todas as minhas taxas de gordura, massa magra, água corporal, TUDO está dentro do normal (a academia diária serve sim para alguma coisa!). Esse primeiro quadrante mede a água corporal, proteínas, minerais e massa de gordura.



Depois vem o músculo e gordura.


E por último o diagnóstico de obesidade, com o temido Percentual de Gordura Corporal:


Eu já estava esperando um percentual de gordura bem maior do que o da academia, e já fiquei bem feliz por ela estar dentro do índice de “normalidade”. Mas poderia ser menor, né? Na bioimpedância a taxa de gordura deu 27%, comparado com os 21,6% da minha última avaliação na academia é diferença pra caramba!

Bom, mas a parte que eu mais curti o exame é que além dele medir todas as porcentagens e índices direitinho ele te indica o peso ideal que você deve alcançar e mais do que isso, ele mostra o quanto de gordura você deve perder e o quanto de massa magra você tem que ganhar.






No meu caso, eu tenho que perder 2,8kg de gordura e ganhar 800 gramas de massa magra. No final irá totalizar só 2 quilos a menos na balança, sendo que meu peso ideal será 54,4kg. Achei demais, porque era mais ou menos meu objetivo mesmo, eu queria emagrecer 3 quilos de gordura para chegar nos 53, e a bioimpedância mostrou que tenho que emagrecer 3 quilos de gordura, MAS sem esquecer de ganhar massa magra.

Depois do exame eu cheguei a conclusão que tenho que ajustar um pouquinho a minha dieta. Não só em termos de calorias, mas principalmente na qualidade dos alimentos, que no meu caso seria ingerir mais proteína. O certo seria eu ir até uma Nutricionista Esportiva, mas como estou meio sem grana para isso, estou pensando muito em comprar um Whey Protein de qualidade para experimentar uma dieta um pouco mais específica para quem quer perder gordura sem perder a massa magra. Acho que vai ser essencial pro meu objetivo.

Mas, eu só tenho um mês antes das minhas férias. E eu ainda não sei muito bem como vou fazer para me exercitar nesse período. Talvez eu só corra, talvez me exercite usando o sistema P90X (dica daCamys), ainda não sei. Só sei que dia 16/09 é a Maratona de Revezamento Pão de Açúcar e eu já estou inscrita para correr 10K!
Em todo caso meu objetivo até entrar de férias é voltar para a faixa dos 55kg (ainda estou na faixa dos 56 que entrei por causa das comilanças humpf!). Aí nas férias vou fazer de tudo para manter meu corpo sem muitos sacrificios, nem muitas jacadas também.rsrs

Um passo de cada vez e a gente chega lá!

Beijo, beijo, beijo para casar

Por Camis in wonderland





Nenhum comentário:

Postar um comentário